Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

GLOMAM COMEMORA 114 ANOS DE EXISTÊNCIA

22/09/2018

Grande Loja Maçônica do Amazonas completa aniversário de fundação neste dia 22 de setembro. 

Considerada a primeira das Grandes Lojas Maçônicas Brasileiras, a Grande Loja Maçônica do Amazonas, fundada em 22 de setembro de 1904, representa um marco na história dos Maçons brasileiros, bem como da Maçonaria Universal. Hoje, ao completar 114 anos, é possível verificar que a dedicação a esta grande Instalação tem perpetuado o excelente trabalho já desenvolvido nos primórdios da Maçonaria no Amazonas, quando nossos primeiros Irmãos aqui estiveram trabalhando para manter a integridade do território Nacional, inspirando e propiciando a execução de uma correta política de desenvolvimento regional.

Desde antes da Fundação da Grande Loja, as primeiras atividades maçônicas em solo amazonense já rendiam bons frutos, prova concreta disso ocorreu quando o Ir. Teodoreto Carlos de Faria Souto, que exercia o cargo de Governador da Província, decretou a extinção da escravidão no Amazonas.


A Potência Maçônica na Amazônia Ocidental, até os dias atuais, tem tido um profícuo trabalho atuando no exercício da caridade e da fraternidade, ancorada nos princípios primordiais inspirados pelo Grande Arquiteto do Universo.
Damos graças ao GADU de pertencer à Ordem, onde honra-nos o perfil histórico da Ordem em defesa de uma humanidade mais feliz, com inequívoca postura combativa em defesa do mais fracos, dos direitos do cidadão, da beneficência plena, além da defesa de bandeiras em socorro da comunidade, marcas essas que acompanham os 114 anos de existência da nossa GLOMAM, pois, desde o primeiro ano, mantém sua postura de forma contínua.

Em tempos de comemoração, é necessário apelar para a memória a fim de recordarmos os caminhos andados, com mais luzes ou menos luzes, mas sempre perseverantes na prática do bem e do Amor ao próximo.


É com este pensamento de perpetuação dos valores principais, do Amor Fraternal e na esperança de que, com amor a GADU, à pátria, à família e à preservação de nossos princípios teremos um futuro grandioso, que desejamos vida longa a essa Sacrossanta Instituição.

Fernando Ferreira Lima - SGM


Emitido em 25/04/2024 00:30