Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

PROJETO ELEVAR AMAZONAS ANTECIPA COMEMORAÇÕES AOS 100 ANOS DA ORDEM DEMOLAY

13/11/2018

Em entrevista concedida ao Portal Glomam, Grande-Mestre Estadual Alberto Lúcio Santos contou sobre a concepção do projeto e planos para o futuro da Ordem.

No último dia 03 de novembro, em uma manhã ensolarada, Manaus sediou um evento belíssimo e de grande magnitude para a Ordem Demolay no Estado e também no País. Neste dia, foi realizado o projeto Elevar Amazonas, que reuniu mais de 400 pessoas para celebrar a maior iniciação que o Amazonas já teve e, ainda, a maior a nível nacional.  

Atualmente, a Ordem Demolay está espalhada no mundo inteiro, sendo considerada a maior organização de jovens do mundo. No Amazonas, a Ordem possui 6 Capítulos, sendo cinco em Manaus e um em Iranduba e, atualmente, está sob a responsabilidade do Grande-Mestre Estadual Alberto Lúcio Santos, que concedeu entrevista ao Portal Glomam.

Em Manaus, as reuniões da Ordem ocorrem aos os sábados e, todos os meses, são realizadas atividades voltadas para a sociedade. Segundo o Grande-Mestre, a filosofia da Ordem está baseada em sete virtudes cardeais, a saber: 1) Amor filial; 2) Reverência pelas coisas sagradas; 3) Cortesia; 4) Companheirismo; 5) Fidelidade; 6) Pureza; e 7) Patriotismo.

Segundo Santos, no âmbito da Ordem Demolay, são realizadas diversas ações. “Dentro das salas capitulares (templos) a Ordem realiza diversas ações e também junto à sociedade, em ações filantrópicas, como, por exemplo, atividades junto à Maçonaria e, também, junto a entidades sociais, atuando com brincadeiras, palestras, doações de alimentos, dentre outros”, afirmou.

Ordem Demolay no Amazonas

No Amazonas, a Ordem já alcançou diversas conquistas, como já ter sido sede, em 2013, do Congresso Nacional da Ordem Demolay. Contudo, existe uma um mérito especial, segundo Santos. “Uma das maiores conquistas da Ordem, neste período, com certeza foi, em âmbito nacional, sermos o Único Supremo Conselho no país reconhecido pelo Demolay International e autorizado a usar a marca DEMOLAY. Somos o SCODRFB - Supremo Conselho da Ordem Demolay para República Federativa do Brasil, e isso nos deixa muito felizes, afirmou.

Sobre o futuro, o Grande-Mestre afirma que a ideia é continuar trabalhando para a formação de jovens, para, com isso, melhorar o país. “A Ordem vem crescendo bastante e temos muitos projetos para o futuro, a fim de continuarmos contribuindo para a formação de jovens e, com isso, melhorarmos nosso país, essa sim está sendo nossa maior contribuição”, disse.

Projeto Elevar 

O Projeto Elevar surgiu com o intuito de comemorar os 100 anos da Ordem Demolay de forma especial no Amazonas, contou o Grande-Mestre. “Graças a um projeto de minha autoria juntamente com os membros do Grande Conselho foi possível, ao Amazonas, se antecipar nas comemorações dessa data tão especial, disse Santos.

“Conseguimos fazer a maior iniciação que o Estado do Amazonas já teve e também a maior iniciação a nível nacional. Nosso principal objetivo era iniciar 100 jovens Demolays e fortalecer as fileiras dos 6 Capítulos de nosso Estado, e esse presente em comemoração aos 100 anos da Ordem Demolay foi entregue no dia 03/11, em um evento fantástico, com a presença de mais de 400 convidados, algo que realmente ficou na história mundial da Ordem Demolay”, afirmou.

O Elevar Amazonas contou, ainda, com a investidura de novos Graus Chevaliers e também com a Primeira Investidura ao Grau de Legião de Honra da Ordem Demolay no Amazonas. Participaram do evento membros de outros Estados, incluindo a visita ilustre do Grande-Mestre Nacional Adjunto Edgley Lívio.

“Estamos profundamente agradecidos a todos que contribuiram direta e indiretamente para esse sonho se tornar realidade. Lembro me que quando comentei com alguns sobre a vontade de realizar esse projeto, me chamaram de louco, mas quando ouvimos nosso coração e temos fé e foco tudo é possível”, disse.

Futuro da Ordem no Amazonas

Sobre o futuro, o Grande-Mestre conta que, em breve, haverá novidades. “Há uma expectativa enorme para que haja outros eventos tão importantes quanto este, por isso, em breve, iniciaremos o projeto Elevar Amazonas 2”, afirmou.

Ainda sobre o futuro, em breve será inaugurado mais um Capítulo da Ordem, desta vez no município de Maués.

Sobre a Ordem Demolay

A Ordem Demolay é uma instituição juvenil, patrocinada pela Maçonaria, que tem por objetivo formar líderes, cujos membros possuem de 12 a 21 anos. A Ordem foi fundada em 1919, por Frank Sherman Land, na cidade de Kansas, nos Estados Unidos.


Emitido em 28/03/2024 15:28