Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

GLOMAM celebra 118 anos e os 150 anos da Loja Esperança e Porvir Nº 01, em Manaus

13/10/2022

Primeira noite de eventos foi acompanhada por centenas de autoridades maçônicas de todos os Estados do País e ainda do exterior.

A Grande Loja Maçônica do Amazonas deu início às comemorações do seu aniversário de 118 anos e dos 150 anos da sua primeira loja no Estado, a Grande Benemérita Loja Simbólica Esperança e Porvir nº 01. O evento de abertura ocorreu nas dependências do salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, e teve apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Apoio à Inovação (SEC), por intermédio do Termo de Fomento 67/2022-SEC.

O evento contou com a ilustre presença do Excelentíssimo Sr. Coronel PM Marcus Vinicius, comandante da Polícia Militar, representando o Governador do Estado do Amazonas; do Excelentíssimo Sr. Deputado Delegado Péricles, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam);  do Excelentíssimo Sr. Desembargador Délcio Luiz Santos, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas; do Excelentíssimo Sr. Jorge Lobo, representando o presidente do TCE; do Soberano Grande Comendador  Ir. Jorge Luiz de Andrade Lins; do Ir∴ Flávio Rogério Pereira Graff, atual presidente da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil; do Ir ∴  Aldino Brasil, secretário-geral da CMSB; do presidente da Confederação Maçônica Interamericana; e de Sereníssimos Grão-Mestres e eminentes Grão-Mestres Adjuntos das Grandes Lojas brasileiras e demais Potências.

Dentre as autoridades do Amazonas estavam o Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto, o Eminente Grão-Mestre Adjunto Tufi Salim Jorge Filho, os Grão-Mestres Ad Vitam Ir∴ Élzio Duarte Alecrim, Ir∴Átila Atala Tuma, Ir∴René Levy Aguiar, Ir∴ Ronaldo de Brito Leite, Ir∴ Renan Correa Peixoto e os Past Grão-Mestres Adjuntos da GLOMAM Ir∴ Adilson Maciel Dantas e Ir∴ Ubiramar Teixeira Barbosa.

A celebração ainda contou com a presença ilustre do vice-presidente da República, General Antônio Hamilton Martins Mourão, que abrilhantou ainda mais as comemorações da Loja Maçônica, cujo seu avô, Hamilton Mourão,  foi o 6º Sereníssimo Grão-Mestre.

O evento foi marcado por homenagens à trajetória da loja pioneira, que, conforme discurso do Grande Orador da GLOMAM, Irmão Gabriel Melgueiro, foi concebida quando Manaus ainda era local de difícil acesso. “Naquele ano, só era possível chegar a Manaus de barco, partindo de Belém ou de Iquitos, no Peru, contudo mesmo com as dificuldades logísticas a cidade era ponto de parada para cientistas e viajantes europeus”, citou. 

 

O orador também fez menção às grandes ações realizadas pela Loja Maçônica na história do Amazonas. “Em 1873, a loja contribuiu para o socorro às vítimas da epidemia de varíola que assolou a cidade e foi responsável, em 1880, por criar a “Sociedade Emancipadora Amazonense”, que objetivava angariar fundos para a emancipação de escravos”.

Em sua fala, o Vice-Presidente da República, General Mourão, conclamou os maçons presentes a continuarem celebrando os valores e a democracia, que devem ser preservados.

Após o pronunciamento de autoridades presentes, o Sereníssimo Grão-Mestre agradeceu o esforço de cada um dos irmãos que se fizeram presentes nesta celebração tão especial para a Maçonaria Amazonense. A cerimônia foi encerrada após o cântico do Hino Nacional, em exaltação à Pátria Brasileira, seguida por coquetel.

As celebrações ao aniversário da GLOMAM e aos 150 anos da Loja Maçônica Esperança e Porvir Nº 01 prosseguem até o dia 08 de outubro.

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 24/04/2024 21:45