Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

GLOMAM realiza 1º Workshop de Oratória

07/12/2022

Evento foi realizado nesta terça-feira (6), nas dependências da Escola do Legislativo (ALEAM)

 

A Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) promoveu, com apoio da Grande Secretaria de Educação e Cultura, nesta terça-feira (6), o 1º Workshop de Oratória da GLOMAM. O evento foi realizado nas dependências da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no Auditório Sônia Maria Barreto.

As palestras do evento ficaram a cargo do Grande Orador da Glomam Gabriel Melgueiro Neto, do coach e diretor da Rádio Rio-Mar Padre Charles e do advogado David Novoa que trouxeram ao público técnicas que utilizam para preparar seus discursos e falar em público.

De acordo com o Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMAM, Marcelo Barbosa Peixoto, este é o primeiro de grandes eventos que a Grande Loja Maçônica está preparando como investimento em capacitação intelectual. “Iremos procurar realizar outros eventos, desta mesma forma, nesta mesma linha para partilharmos ainda mais conhecimento. Nossos convidados que irão ministrar estes cursos estão fazendo de forma voluntária e toda a arrecadação deste evento será revertida para ações de filantropia”, disse.

Apresentações

As apresentações tiveram início com a palestra do coach Padre Charles que trouxe ao público a segmentação que realiza antes de proferir seus discursos. “Sempre divido meus discursos em mensagem, imagem e sentimento, como forma de gerar conexão com o público. Quando discursamos para várias pessoas precisamos procurar por uma base comum a todos, que gera conexão com o público”, disse.

O padre também relembrou o início de sua vida paroquial e ainda o momento em que percebeu que o objetivo de sua vida era seguir a carreira religiosa. “Costumo dizer que eu não nasci para programar máquinas, eu nasci para ensinar as pessoas a programarem a própria vida”, disse.

Por fim, o coach deu dicas sobre como fugir do famoso branco na hora de falar. “O discurso é vida. Nós utilizamos ele para nos conectar com as pessoas e eu nem sempre lembro o que falar, mas consigo consolidar com falas antiga. A dica é ruminar o discurso de tal maneira que quando ele tiver que sair vai soar naturalmente”, concluiu.

O orador da GLOMAM Gabriel Melgueiro Neto proferiu sua palestra logo em seguida. O palestrante segmentou sua apresentação em tópicos que o norteiam sobre o processo de oratória. “Me baseio em alguns pilares, são eles: Inspiração, Motivação, Autenticidade, Organização Pessoal e Controle emocional”, disse.

Para o palestrante, os discursos precisam ser escritos, lidos e relidos até chegarem à versão final e sinalizou sobre como supera o medo das apresentações. “Como eu perco esse pavor? Eu vou me preparar. Me preparo nas missas, nas lojas maçônicas e lá eu vou me preparar. Também procuro ler livros. Sempre busco entender sobre o que eu vou falar”, disse.

Outro ponto citado por Melgueiro foi sobre o que e quando falar. De acordo com o palestrante é preciso se sentir à vontade sobre o tema. “Eu sou movido pela paixão. A minha paixão me faz falar, ou bem ou mal, daquilo que sou apaixonado. Pessoas me inspiram. Sempre busco ser autêntico e falar do que amo”, disse.

A apresentação do orador foi seguida de um breve intervalo para o coquetel e a apresentação do advogado David Novoa encerrou a noite de aprendizado. O palestrante realizou uma palestra dinâmica, envolvendo o público e dando dicas de como otimizar os discursos. “De acordo com uma pesquisa, a Palavra representa 7%, entonação e reflexo fisiológico  representam o restante, portanto precisamos preparar todas estas áreas”, citou.

O palestrante citou estratégias que podem otimizar este momento da comunicação. “Use sempre o nome do seu interlocutor, pois esta é uma forma de criar um laço de empatia com ele, cuide da postura, use palavras superrelativizadas e fale daquilo que você tem propriedade, utilizando vocabulário próprio de sua profissão”, disse.

Encerrando o evento, o Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto agradeceu o empenho dos palestrantes em trazer um conteúdo com tanta qualidade aos participantes do Workshop. “A Grande Loja agradece muito aos palestrantes, Padre Charles, David Novoa e Gabriel Melgueiro Neto por estas belíssimas palestras. Eu e o Eminente Grão-Mestre Adjunto Tufi Salim Jorge Filho vamos trabalhar bastante para que esses eventos se realizem cada vez mais, pois essa interação que tivemos hoje foi muito positiva. E é isso que a gente quer, a gente quer interagir, dividir com vocês esse conhecimento tão especial”, concluiu.

Para acessar a galeria de fotos do evento, CLIQUE AQUI.

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 29/03/2024 11:33