Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

Balaústre centenário é entregue totalmente restaurado para Loja Maçônica Amazonas Nº 02

10/04/2023

De valor histórico, Balaústre Nº 03 da Loja Maçônica Amazonas recebeu reparos profissionais da SEC-AM.

A Grande Benemérita Loja Simbólica Amazonas Nº2 recebeu das mãos do membro da ordem maçônica e Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas Marcos Apolo Muniz de Araújo a edição totalmente restaurada do livro Balaústre Nº 03 da loja, que possui valor histórico.

A publicação foi repassada às mãos do Venerável Mestre José Luiz Jaborandy Neto, que conduziu, na oportunidade, a cerimônia de celebração ao aniversário de 146 anos de Fundação da Loja. Na mesma sessão também ocorreu a iniciação de 17 novos irmãos na loja.

O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) Marcelo Barbosa Peixoto, autoridades maçônicas e irmãos de Ordem participaram do importante evento.

Sobre a obra
Os trabalhos de restauro dos livros Balaústre da Loja Amazonas Nº 02 tiveram início ainda na gestão do Mestre Instalado Jorge Lobo, quando este ainda atuava como Venerável Mestre da Loja. Ele e demais irmãos percebendo que o livro de número 03 estava sem condições de manuseio buscaram ajuda para restaurá-lo. “No início dos trabalhos, identificamos que o Livro Nº 03 encontrava-se sem condições de manuseio. Como nosso clima tem uma umidade relevante, com o passar dos anos, algumas folhas estavam se desfazendo e as páginas estavam quebradiças. A partir daí, veio a ideia de levarmos à Secretaria de Cultura do Estado Amazonas para realizar o restauro”, conta.

Segundo o Mestre Instalado Jorge Lobo, o livro 3 da loja carrega um valor histórico não só para a Maçonaria Amazonense, mas também para a história do Amazonas. “Esse livro trata do período da libertação dos escravos, contendo passagens importantes da história da Maçonaria do Amazonas e é utilizado por muitos pesquisadores como referência bibliográfica”, afirma. O livro foi entregue à SEC em meados de julho de 2020, ficando a cargo do Departamento de Restauro da Secretaria.

De acordo com Jorge Lobo, o processo de restauro dos livros envolveu uma força-tarefa de membros da loja e DeMolays. “O Livro Balaústre Nº 01, é datado de 04 de março de 1877, e possui verdadeiras relíquias. Lembro que o irmão Valter informava das dificuldades técnicas, folhas do livro eram costuradas e isso criava ondas nas páginas, dificultando a digitalização. Ainda assim, o grupo foi incansável, trabalhando todos os dias, fazendo revezamento no acompanhamento dos trabalhos. Em determinado momento, os trabalhos foram transferidos para a GLOMAM e recebemos os dois primeiros sobrinhos DeMolays, Carlos Moraes e João Moraes, para participarem ajudando nos trabalhos”, conta.

O Venerável Mestre José Luiz Jaborandy Neto agradeceu ao Irmão Marcos Apolo pelo empenho da Secretaria de Cultura e agradeceu também ao irmão Mestre Instalado Jorge Lobo, por este belíssimo trabalho ter iniciado em sua gestão.
O Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto parabenizou os membros da loja pelo aniversário, deu as boas-vindas aos irmãos aprendizes e agradeceu ao irmão Marcos Apolo Muniz de Araújo pelo empenho da SEC no restauro do Livro n. 03.

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 23/04/2024 20:25