Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

Maçonaria inaugura monumento em homenagem a Amazonino Mendes em Parintins (AM)

20/06/2024


Membros de lojas maçônicas e autoridades celebraram o legado cultural do político renomado no Amazonas com homenagem póstuma

Em uma celebração de relevante importância para a Ordem Maçônica do Estado do Amazonas, foi inaugurado, na cidade de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, um monumento em homenagem ao advogado, empresário e político amazonense Amazonino Armando Mendes, membro da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) e que faleceu em 2023.

O político foi responsável por diversas iniciativas de impacto na cidade, principalmente no que se refere à instalação do Bumbódromo, para que os bois Garantido e Caprichoso pudessem se apresentar no tradicional Festival Folclórico de Parintins, ressaltando, desse modo, a importância da festa para a elevação cultural do Estado. Também partiu de Amazonino a construção dos galpões para que os integrantes dos bois-bumbás pudessem ter espaço para a confecção das alegorias das apresentações. Ainda como benefício à educação, Amazonino deixou como legado a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que possui uma sede no município.

O monumento, de autoria do também maçom e artista Augusto Simões, foi instalado em forma de mural e está situado em frente à sede do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) na cidade.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de comitiva da GLOMAM que reuniu o Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto, os Eminentes Grão-Mestres Ad Vitam Ronaldo de Brito Leite, René Levy Aguiar, o Grande 1º Vigilante da GLOMAM, Louismar Bonates,  os Grandes Secretários de Administração, Mauro Petras; do Grão-Mestrado, Alexei Manauara; de Patrimônio, Ericlênio Faustino; obreiros da Loja Maçônica União, Paz e Trabalho Nº 12, jurisdicionada à GLOMAM, e ainda o presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Em seu discurso, o Sereníssimo Grão-Mestre enalteceu a grandiosa trajetória do político Amazonino Mendes, responsável por trazer grande progresso ao Estado do Amazonas, durante os mandatos que exerceu no executivo estadual.

Acompanhe na íntegra:

Boa tarde,
Eminentes GMAV Ronaldo de Brito Leite e René Levi Aguiar
Grande 1° Vigilante irmão Louismar Bonates
Grandes Secretários da GLOMAM
Irmão Vanderlei Alvino
Irmão Augusto Simões, artista plástico e autor da obra,
Autoridades presentes,
Senhoras e senhores, meus irmãos da Loja Maçônica União, Paz e Trabalho n°12.

É com imensa honra e emoção que nos reunimos hoje para a inauguração deste monumento em homenagem ao ex-governador do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, nosso irmão,  aqui no Oriente de Parintins (AM).
Este é um momento histórico, não apenas para a cidade, mas para todo o Estado do Amazonas. A presença de todos vocês, especialmente da Maçonaria, que hoje está em festa, engrandece ainda mais esse evento.
Amazonino Armando Mendes, ao longo de sua vida pública, demonstrou um compromisso inabalável com o progresso do Estado, com a cultura parintinense e o bem-estar de nossa gente.

Suas gestões foram marcadas por realizações significativas, que deixaram um legado duradouro para as futuras gerações. Ele foi um líder visionário, cuja determinação e capacidade de trabalho fizeram uma diferença real na vida dos amazonenses.

Este monumento que hoje inauguramos é uma justa homenagem à sua memória e ao seu incansável trabalho para esta cidade, pois pensou grande e construiu o Bumbódromo, arena que reúne a maior celebração cultural de nosso Estado.

Através deste gesto prestamos o merecido reconhecimento e gratidão por tudo o que ele fez por nosso Estado. Em cada pedra e detalhe deste monumento, está gravada a história de um homem que dedicou sua vida a servir o povo com dignidade e respeito.

A Maçonaria, com seus valores de liberdade, igualdade e fraternidade, sempre esteve ao lado das causas nobres e do desenvolvimento social. Hoje, ao celebrar este momento, reforçamos nosso compromisso com esses princípios, inspirados pelo exemplo de Amazonino Armando Mendes.

Que este seja um lugar de reflexão e inspiração, onde possamos lembrar de sua liderança e continuar a construir um Amazonas melhor, inspirados nos valores de justiça e progresso que ele tanto prezava.

Agradeço a todos os presentes, às autoridades, aos maçons, e a todos que contribuíram para a realização deste importante projeto. Que possamos continuar a honrar a memória de Amazonino Armando Mendes, com ações que promovam o bem comum e o desenvolvimento sustentável de nossa região.

Em especial, registro o agradecimento ao secretário do Idam,  Vanderlei, Vamdex, nosso irmão, que nos cedeu este espaço.

Muito obrigado.

Marcelo Peixoto

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 23/07/2024 07:29