Evento reuniu autoridades maçônicas e celebrou a história da maçonaria no Amazonas.
A Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) celebrou seus 120 anos de história com o 19º Baile da Fraternidade, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, no dia 13 de dezembro. O evento reuniu maçons e personalidades importantes para homenagear a trajetória da instituição no Estado.
A cerimônia foi organizada pela cerimonialista Patricia Marinho, com apoio do Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto e coordenação da Grande Secretaria de Esporte e Eventos, sob responsabilidade do Grande Secretário Bosquinho Poeta.
Entre os presentes, destacaram-se o Eminente Grão-Mestre Adjunto Tufi Salim Jorge Filho e os Grão-Mestres ad vitam Ronaldo de Brito Leite, René Levy Aguiar, Renan Corrêa Peixoto e Átila Atala Tuma. Também marcou presença o Grande Primeiro Vigilante da GLOMAM, Louismar Bonates, além de outros veneráveis mestres e membros da família maçônica amazonense.
A celebração contou com apresentações de Udy Oliveira, Márcia Siqueira e Cateto da Toada, que animou o público com performances dos tradicionais bois-bumbás Garantido e Caprichoso.
Durante seu discurso, o Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Peixoto destacou a importância histórica da instituição e prestou homenagem aos Grão-Mestres ad vitam. “Celebrar os 120 anos da Grande Loja Maçônica do Amazonas é reconhecer o esforço de todos que dedicaram suas vidas à consolidação da maçonaria no Amazonas. Somos guardiões de valores que devem ser preservados para o futuro: fraternidade, justiça e solidariedade”, concluiu.
Texto: Jesua Maia
Edição: Rodrigo Motta