Evento internacional reuniu lideranças maçônicas de toda a América para debater temas históricos e fortalecer laços institucionais.
O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), Marcelo Barbosa Peixoto representou o Estado do Amazonas na XXVIII Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), realizada entre os dias 3 e 5 de abril de 2025, no Hotel Empório Cancún, em Cancún, estado de Quintana Roo, México.
Com uma intensa programação conduzida pelo Conselho Executivo da CMI (2024–2027), o evento contou com a presença das principais lideranças da maçonaria regular do continente. A participação do Grão-Mestre da Glomam reforçou o compromisso da Potência amazônica com o fortalecimento dos ideais maçônicos e a integração interamericana.
Os trabalhos foram abertos oficialmente na noite do dia 3 de abril, com pronunciamento do presidente da CMI e a abertura do 1º Seminário da Academia Interamericana de Altos Estudos Maçônicos. A cerimônia foi encerrada com um coquetel de boas-vindas, reunindo irmãos de diversas nacionalidades.
No dia 4, a programação seguiu com apresentações institucionais e debates relevantes para o campo maçônico. Entre os destaques estiveram a reflexão sobre as Constituições de Anderson de 1723 — que completaram 302 anos em 2025 —, o lançamento da revista “Fraternitas” e a apresentação das ações do Centro de Documentação Histórica da CMI (CDH).
Durante todo o evento, o Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto manteve diálogo com representantes de outras Potências Confederadas, reforça com a presença do Amazonas nos debates históricos, culturais e administrativos da CMI.
Texto: Jesua Maia
Edição: Rodrigo Motta