Evento marcou o início de uma nova etapa na formação maçônica, atendendo às exigências da nova legislação da Grande Loja Maçônica do Amazonas
No último sábado, 5 de abril, a Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) promoveu o 1º Curso de Simbolismo do Grau, reunindo Aprendiz, Companheiros e Mestres no Condomínio Maçônico Delta, em Manaus. O evento, realizado das 8h às 12h, contou com a presença do Grão-Mestre em exercício, Tufi Salim Jorge Filho, que coordenou o evento junto aos palestrantes.
O curso, ministrado pelos Grão-Mestres Ad Vitam Renan Corrêa Peixoto, René Levi Aguiar e Átila Atala Tuma, abordou temas essenciais para a formação maçônica, como liturgia, legislação, história da Maçonaria e a trajetória da fundação da Grande Loja. Segundo Tufi Salim, o objetivo principal é adequar os obreiros às novas normas da legislação da GLOMAM, que agora exige a participação no curso como pré-requisito obrigatório para a progressão de grau dentro da Ordem.
“A ideia é que esse conhecimento seja uniformizado em toda a nossa jurisdição, garantindo que os irmãos estejam bem preparados para avançar em sua jornada maçônica. É uma exigência da nova emenda constitucional da nossa Grande Loja”, explicou Tufi Salim Jorge Filho.
Embora o curso tenha sido direcionado especialmente aos irmãos Aprendizes e Companheiros, os Mestres Maçons também marcaram presença. A proposta é ampliar as oportunidades de formação, inclusive com novas edições voltadas aos irmãos do interior do Estado. Para isso, a GLOMAM pretende disponibilizar o conteúdo futuramente por meio de videoconferências, além da produção de livros e materiais encadernados.
Texto: Jesua Maia
Edição: Rodrigo Motta