Evento promovido pela Loja Maçônica Amazonas Nº 2 e Grupo Alavanca levou palestras e atividades sobre bullying e cidadania para alunos e responsáveis da Colônia Terra Nova, em Manaus.
Na última sexta-feira (23/05), a Escola Estadual Arlindo Vieira dos Santos, localizada no bairro Colônia Terra Nova, em Manaus, foi palco de um importante momento de integração entre escola e comunidade. O evento “Dia da Família” reuniu pais, alunos, professores e convidados em uma programação voltada ao fortalecimento dos vínculos familiares e à promoção da cidadania entre crianças e adolescentes de 7 a 16 anos.
A ação foi promovida pela Grande Benemérita Loja Simbólica Amazonas Nº 2, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), por meio do Grupo Alavanca – Projeto de Educação Cidadã. A atividade faz parte do Projeto de Acolhimento e Proteção aos Alunos e à Família, que tem como missão estimular valores como respeito, responsabilidade e bem-estar coletivo.
A programação contou com palestras de especialistas em diversas áreas: o advogado Dr. Alessandro Silva Ribeiro, da Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas e membro da Loja Amazonas Nº 2, abriu o ciclo com a palestra “Bullying e Cyberbullying: consequências legais e prevenção”, às 9h. Em seguida, a psicopedagoga Ágata Chloé de Assis Santos abordou os “Aspectos psicopedagógicos e enfrentamento no ambiente escolar”. À tarde, a professora mestre Edivânia Hosana de Sousa, doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), falou sobre os “Impactos socioculturais e educacionais do bullying”.
A iniciativa reforça o compromisso da Maçonaria com a sociedade, ao buscar construir um ambiente acolhedor, participativo e consciente nas escolas, onde a educação vai além da sala de aula, envolvendo toda a comunidade em prol de uma sociedade mais justa e respeitosa.
Texto: Jesua Maia
Edição: Rodrigo Motta