Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

GLOMAM vai realizar Workshop de Oratória na Escola do Legislativo Amazonense

13/11/2022

Objetivo é capacitar participantes sobre a arte de falar em público.

No próximo dia 06 de dezembro, das 18h às 21h, a Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), por meio da Grande Secretaria de Educação e Cultura (GSEC), vai promover o 1º Workshop de Oratória: Como falar em público, nas dependências do Auditório Sônia Barreto da Escola do Legislativo (ALEAM).

O evento, que tem como público-alvo estudantes, profissionais liberais, profissionais técnicos, executivos, políticos e quem tiver interesse no tema, visa formar novas lideranças na arte de falar em público e terá como palestrantes pessoas que possuem amplo conhecimento na área.

Segundo o titular da GSEC, Sidarta Gadelha, o Workshop é fruto de uma demanda detectada nas lojas maçônicas e também na sociedade. “Há uma necessidade de renovação de nossos oradores. Temos sentidos falta dessa liderança, dessa imponência na oratória e em como falar em público. E essa não é uma dificuldade não só da Maçonaria, em formar lideranças internas, mas também para pessoas que têm essa dificuldade de falar em público, expressar o seu pensamento”, disse o secretário.

Dentre os palestrantes convidados ao evento estão o juiz do Trabalho Adilson Dantas, o advogado David Nóvoa, o pedagogo e orador da GLOMAM Gabriel Melgueiro, e o convidado especial coach e coordenador da Rádio Rio-Mar Padre Charles. “Temos um amplo time de pessoas realmente imponentes e que têm autoridade para falar sobre o tema e que exercem isso no dia a dia em suas respectivas profissões”, concluiu o grande secretário.

Sobre as expectativas para o evento, o Orador da GLOMAM e pedagogo Gabriel Melgueiro enfatiza que há uma necessidade de se ensinar, orientar e capacitar outros irmãos maçons ou não para que percam o medo de falar em público. “Para superar esse medo, temos que partir para as técnicas. E cada um dos palestrantes viabilizará os seus conteúdos e suas experiências de como superar-se para falar para um público ou em público”, disse.

O orador também lembrou que o grande acesso à tecnologia e a imersão excessiva nessas ferramentas acaba por tornar mais difícil para as pessoas dominarem as técnicas de oratória.
“Essa grande quantidade de informações online faz com que se torne mais complexo falar para uma plateia, tendo em vista que dependerá do nível de informações. Espero que tenhamos demanda, isto é, pessoas interessadas em aprender como falar, se comportar e agir em público”, concluiu.

De acordo com o Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMAM, Marcelo Barbosa Peixoto, o curso visa preparar as pessoas de modo geral para que construam essa habilidade em Oratória.  “Nós estamos fazendo esse trabalho com os irmãos e também serve para a vida profana para a pessoa ter mais tranquilidade na hora de falar, desinibir as pessoas isso é muito bom porque realmente uma oratória não é fácil, pois não são todos que possuem esse dom, por isso trouxemos irmãos experientes para capacitar nossos irmãos”, disse.

Segundo o Sereníssimo, o Orador tem um papel especial em todas as lojas maçônicas. “É muito importante pra gente ter uma formação de oradores, pois toda loja tem um orador. E esse orador tem uma palavra sempre segura, uma palavra dentro do contexto da Maçonaria. Então, pra gente, é muito importante esse curso e faremos outros cursos também para Veneráveis, para capacitar o Venerável em sua administração, para secretários também, para todos os cargos da loja que são muito importantes no contexto da sessão maçônica. Nós temos esse objetivo de fazer essa preparação para os irmãos”, concluiu.

Os ingressos para o evento estão sendo vendidos ao valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), no site http://oratoria.glomam.org.br/. Todo o valor arrecadado no evento será revertido em ações de filantropia.

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 26/04/2024 04:04