Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

PARAMAÇÔNICOS

 

As ordens Paramaçônicas são destinadas aos familiares dos Maçons; elas funcionam em atividades auxiliares às Lojas Maçônicas. Dentre as mais importantes categorias das ordens Paramaçônicas destinadas aos jovens, destacam-se:


ORDEM DEMOLAY – Desde a sua fundação, em 1919, é inspirada na filosofia de seu fundador- o maçom Frank Sherman Land e tem por objetivo incutir nos corações e mentes dos jovens do sexo masculino, entre 12 e 20 anos, os ideais de desenvolvimento de estudos filosóficos baseados nas virtudes do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo..

ORDEM DOS ESCUDEIROS

            A Ordem dos Escudeiros é uma organização juvenil, para garotos com idade entre oito e doze anos incompletos, patrocinada pela Ordem DeMolay. As virtudes trabalhadas pela Ordem dos Escudeiros são: Verdade, Justiça e Sabedoria.

            Como Associação de cunho Iniciático, o ingresso se dá por meio de indicação e convite por parte de um Escudeiro, DeMolay ou Maçom. Os objetivos da ordem são: Engajar as crianças nas atividades realizadas pelo castelo, preparando-os para uma adolescência com mais responsabilidade, e talvez um futuro ingresso na ordem DeMolay.

            A missão da ordem busca auxiliar na construção do desenvolvimento moral e intelectual como também na formação de um melhor cidadão para o futuro, permitindo que crianças tenham a oportunidade de participar de alguma das atividades com os DeMolays, porém sem a sobrecarga ritualística e filantrópica.

Escudeiros no  Amazonas  

Castelo: Guerreiros do Amazonas n. 80 Endereço: Loja Amazonas n. 02. Rua Leovegildo Coelho, 294, Centro, Manaus-AM.

A sede internacional da Ordem DeMolay está em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América. No Brasil, sua sede está em Brasília, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, fundado em 06 de julho 2004, na cidade de Manaus/AM, durante a 33ª Assembléia Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, passou a ser a única instituição autorizada a administrar a Ordem DeMolay no território brasileiro.

FILHAS DE JÓ – A Ordem Iternacional das Filhas de Jó é uma Instituição Paramaçônica destinada às jovens do sexo feminino entre 10 a 19 anos, visando o aperfeiçoamento do Caráter. Essa Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua Paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar. O nome se refere “às três filhas de Jó: Kézia, Jemima e Keren-Happouk.

As reuniões são fechadas ao público em geral. Para ingresso em um Bethel das Filhas de Jó é necessário que a candidata possua parentesco com um Maçom. A Ordem Internacional foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T.Weak Mick e possui como base a seguinte passagem bíblica: “Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".

O primeiro Bethel (que significa "local sagrado" onde as integrantes se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska. Um Bethel precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons. A autorização vem dos Estados Unidos através da Suprema Guardiã e, após aprovado, envia a "Carta Constitutiva".

ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE - A Ordem da Estrela do Oriente é uma fraternidade paramaçônica de adultos (homens e mulheres), criada em 1850 pelo maçom Rob Morris e que vem se espalhando por todos os países, contando atualmente com mais de um milhão de membros em todo o mundo. Chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro, em agosto de 1997.

Em Manaus, a Ordem foi instalada no dia 16/03/2013 com o Capítulo Equador Celeste.

É uma organização instituída com a finalidade de congregar a Família Maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença num Ser Supremo.
As reuniões são ritualísticas e acontecem duas vezes por mês, utilizando um templo maçônico como Sala Capitular. A Ordem tem Ritual e símbolos próprios, inspirados na Bíblia Sagrada, revelando nas cinco pontas da Estrela as características das personagens bíblicas que representam os graus da Ordem: ADAH, RUTH, ESTHER, MARTHA e ELECTA.

Só podem ser iniciados na Ordem da Estrela do Oriente os Mestres Maçons membros de Potência Maçônicas regulares, que estejam em situação regular em suas Lojas, e as mulheres acima de 18 anos que possuam o apropriado parentesco maçônico, além das Meninas do Arco Íris e das Filhas de Jó regulares em seus Bethéis.

É de extrema importância compreender que NÃO se trata de “maçonaria feminina”.

A Maçônaria honra a Ordem com o indispensável patrocínio, mas a Ordem desenvolve liturgia própria.

 

 


Emitido em 19/03/2024 03:46