Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

Membros da GLOMAM participam de comemorações cívicas no Amazonas

11/09/2023


No Estado, o dia 05 de setembro também é celebrado, por ser a data da elevação do Amazonas à categoria de Província.

Um passeio pela história do Estado e do País. Assim pode ser considerada a Semana da Pátria no Amazonas, que celebra duas datas importantes: no dia 05, a elevação do Amazonas à Categoria de Província e, no dia 07, o Dia da Independência do Brasil.

Para a Maçonaria amazonense, ambas as datas relembram a trajetória de bravos membros, que cravaram seus nomes na história: Dom Pedro I, na Independência do Brasil, e Tenreiro Aranha, na Independência do Amazonas, elevando-o à província.

Como uma forma de manter a tradição histórica, todos os anos, comitiva da Grande Loja Maçônica do Amazonas celebra as duas datas. No dia 05, na Praça da Saudade, em Manaus, ocorreu cerimônia alusiva à data e em homenagem ao maçom Tenreiro Aranha. E, no dia 07 de setembro, o tradicional desfile, no Sambódromo de Manaus.

O desfile iniciou às 08h e a comitiva da GLOMAM foi representada pelo Grande Secretário Adjunto de Esporte e Eventos, Zilmar Moreira de Souza, e Raimundo Alcides, da Loja Maçônica Aurora Luzitana Nº 06. A Maçonaria foi representada ainda por integrantes do GOB Amazonas, membros das ordens Paramaçônicas DeMolay, Escudeiros, Filhas de Jó, Arco-íris, Abelhinhas, com seus representantes, Estrelas do Oriente, Fraternidade Feminina, e Bodes do Asfalto. Totalizando 90 representantes.

Segundo o Grande Secretário Adjunto de Esporte e Eventos, Zilmar Moreira, os desfiles cívicos são de grande importância para a Maçonaria. “Consideramos os eventos de muita validade, pois, desde a Proclamação da República, a Maçonaria se faz presente em vários eventos, inclusive esse da Independência. É uma forma de honrar nossos irmãos do passado, que contribuíram muito, dando, inclusive, a sua vida em prol da independência do Brasil. Por isso, nos orgulhamos de estarmos presentes nesta data”, concluiu.

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 30/11/2023 06:33