Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

GLOMAM realiza abertura da V Olimpíada Maçônica Eminente Grão-Mestre Ad Vitam Ronaldo de Brito Leite

21/04/2024

Cerimônia ocorreu na tarde de quarta-feira, 17 de abril, no Palácio Maçônico da GLOMAM, com a presença do Grão-Mestrado, Grandes Secretários, autoridades maçônicas e atletas

A Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) realizou, na tarde da quarta-feira, 17 de abril, no Palácio Maçônico, a abertura da V Olimpíada Maçônica Eminente Grão-Mestre Ad Vitam Ronaldo de Brito Leite.

A cerimônia foi conduzida pelo Grande Secretário de Esporte e Eventos da GLOMAM, João Bosco Rocha (Bosquinho Poeta) e pelo Grande Secretário de Esporte e Eventos Adjuntos da GLOMAM, Zilmar Moreira, e contou com a participação do Sereníssimo Grão Mestre, Marcelo Barbosa Peixoto, Eminente Grão-Mestre Adjunto Tufi Salim Jorge Filho, o Eminente Grão-Mestre Ad Vitam e inspetor litúrgico do grau 33 homenageado nos jogos deste ano, Ronaldo de Brito Leite, e ainda o Eminente Grão-Mestre Ad Vitam René Levy Aguiar, o o 1° Vigilante da GLOMAM Loiusmar Bonates, Grandes Secretários, Veneráveis Mestres e família maçônica.

O Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Peixoto realizou a abertura dos Jogos e o ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei, o maçom Paulo Avelino realizou o acendimento da tocha olímpica e o Heptacampeão Amazonense, Medalhista de Prata e Bronze em Campeonatos Brasileiros Sul-Americanos de Judô, o maçom Eduardo da Silva Ribeiro, proferiu o Juramento do Atleta.


Em seu pronunciamento, o Sereníssimo Grão-Mestre enalteceu a iniciativa de fundamental importância para a saúde e bem-estar da família maçônica. “Em um mundo marcado pela diversidade e pela busca pela excelência, este evento representa não apenas uma competição atlética, mas também um símbolo de fraternidade, união e superação”, disse.

O Grão-Mestre ainda reforçou o compromisso dos atletas com os valores maçônicos de igualdade, liberdade, fraternidade e solidariedade. “Que a chama da amizade e da harmonia ilumine cada passo dado em direção à vitória, e que este evento seja um testemunho do poder transformador do espírito humano quando unido em prol de um objetivo comum”, completou.

Durante a cerimônia também foi repassada às mãos do Eminente Grão-Mestre Ad Vitam Ronaldo de Brito Leite, homenageado nos jogos, uma placa de reconhecimento à sua exímia trajetória maçônica e social.

Os V Jogos Olímpicos da Maçonaria prosseguem até o dia 28 de abril, com jogos intercalados nos fins de semana. Neste dia 20, ocorrem os jogos de queimada, no Clube do ASA, das 9h às 13h. Também no dia 20 de abril ocorrem os jogos de Basquete, a partir das 10h, no Clube da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas, das 10h às 12h. No dia 21 de abril é dia de Futebol no Clube do ASA, cujas competições ocorrem das 09h às 13h.

No outro fim de semana, ocorre no dia 27 de abril, das 09h às 12h, as competições de Natação, no Clube do Asa, e ainda os jogos de Vôlei, das 17h às 20h. O encerramento dos jogos ocorre com a competição de Dominó, no dia 28 de abril, no Clube do ASA das 09h às 13h. Após as disputas, os vencedores de todas as categorias receberão medalhas e troféus. Serão premiados os primeiros, segundo e terceiros lugares de cada modalidade esportiva.

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 25/05/2024 13:13